expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

[TEXTOS] Mitos sobre casamento

Como me casei recentemente, estive pensando em que conteúdo legal poderia trazer pra vocês sobre o assunto. Então pensei em falar com vocês sobre os mitos que a maioria dos namorados têm a respeito do casamento. 
Ainda estou completando meu primeiro aninho de casada, mas já aprendi muita coisa - principalmente sobre os medos que a maioria das pessoas tem sobre poder ou não casar.




Só posso casar quando tiver minha casa própria

Essa é a clássica, né? Bom, vou contar um pouquinho da minha história para vocês.

Eu e o Erick sempre pensamos assim também. Costumávamos pensar que quando nos casássemos já teríamos passado em um concurso ganhando um valor bem alto, e teríamos nossa casa própria. Teríamos nosso carro, e não estaríamos mais morando em Planaltina-GO e sim no Plano Piloto.

Acontece que namoramos por 4 anos, e nesse tempo a aprovação num concurso público não apareceu. E aí, vamos namorar até quando? Passar 10 anos namorando? O.o

Nós tinhamos uma promessa de Deus a respeito do tempo do nosso namoro (longa história que qualquer dia desses conto pra vocês). Deus falou com a gente logo que começamos a namorar, que nós nos casaríamos no fim do ano de 2014. E assim aconteceu.

Porém, quando estávamos na metade do ano de 2014, nada dos nossos sonhos havia se realizado. Tudo aquilo que pensamos sobre como seria o nosso casamento, seria diferente. Então tomamos uma decisão muuuuuito importante: Casar mesmo sem ter casa própria, nem carro e nem salário alto.

Ah, foi difícil. Nossos pais nos apoiaram quando explicamos a situação para eles, mas nada foi fácil. Mas quer saber? Foi a melhor decisão que poderia ter tomado!

É claro que nem todos estão nessa situação, e muitos podem de fato financiar a sua casa e ter um apê para chamar de seu logo no início casamento. Mas o que estou dizendo é que você não deve prolongar demais um namoro ou noivado apenas por isso. É possível viver um tempo morando de aluguel até vocês se estruturarem melhor - sem neuras e maiores frustrações.

Nós alugamos um apartamento que cabe no nosso orçamento e tem o espaço perfeito pra gente (nem grande demais nem pequeno demais). Garanto que do jeito que país está atualmente (!), se vocês não tem muita condição é melhor considerarem essa hipótese ao invés de engrenar num namoro de 5, 6 anos...

Só posso casar quando tiver estabilidade financeira


Bom, depende do que é estabilidade financeira para você. Estabilidade financeira para mim, sempre foi passar num concurso público. Neste caso, eu não preciso de estabilidade financeira para casar. Mas se estabilidade financeira para você é ter um emprego fixo - então sim, você precisa de estabilidade financeira.

É claro que um casal vai precisar de um salário fixo com que possa se organizar financeiramente todos os meses. Mas, se o seu salário não é aaaalto, você pode casar mesmo assim?

Atualmente no Brasil, se você tem um emprego de carteira assinada, você ganha no mínimo um salário mínimo. Se apenas o rapaz trabalhar e ganhar um salário mínimo, vocês terão que encontrar uma possibilidade de aumentar a renda de vocês. (Com um salário apenas vocês mal pagam o aluguel!)

Agora, se o rapaz ganha um pouco melhor e/ou a menina também trabalha - ai vocês já podem se organizar sem medo pra casar. Vocês não vão viver uma vida de luxo, mas provavelmente vão conseguir viver bem sim.

O casamento é uma fase muito importante e que vem com muitas alegrias e responsabilidades. Com o casamento você poderá desfrutar indefinidamente da companhia um do outro. Não haverá limites para o amor de vocês. Mas você também vai precisar pensar que você continuará com o mesmo salário e muito mais contas a pagar. Não vai dar para comprar um tênis novo e roupas extremamente caras todo mês. Claro que você vai comprar as suas coisas, só que não na mesma frequência que comprava quando solteiro. E aí, para você, compensa casar?

Sempre tivemos muito auto-controle na área física, logo, podemos ter um namoro longo

Nesse mito aí eu acreditei muito, viu? Nós fizemos Côrte durante a maior parte do nosso namoro. Nunca tivemos problemas na área física- nunca passava de uns beijinhos bobos e apaixonados. Mas de repente, quando estávamos já com mais de 3 anos de namoro, a situação ficou extremamente difícil de controlar. Era como se nossa carne estivesse conectada - necessitávamos ficar junto um do outro o máximo de tempo possível. E quando estávamos juntos, eram carinhos exagerados, pegajosos, para ser mais exatos - perigosos. Tivemos que fazer váaaarios propósitos com Deus de não nos vermos durante muito tempo, pois parecia que não podíamos nos ver com toda a pureza de antigamente. Foi bem difícil mesmo.

A situação só piorou quando noivamos, e demos graças a Deus por respeitar o lembrete de Deus quanto à data do casamento. Foi um cuidado dele conosco.

Portanto, o meu conselho é: não namore muito tempo. Mantenha a integridade e a pureza do seu relacionamento. Não confie na sua carne. Não acredite que você é super-herói e não vai sentir o que todos sentem. Como diz o pr. Lucinho "enquanto o que correr ai nas suas veias ainda for sangue e não óleo de unção, você ainda vai ter que ter cuidado para não cair!" e ainda nas palavras do pastor Márcio Valadão "É bem melhor confessar tentação, do que confessar pecado!"

Sendo assim, é muito melhor para sua vida espiritual que você admita que não deve tentar a sua carne, do que cair.

Só posso casar quando terminar a faculdade

Bom, tudo bem se vocês começam a namorar no meio da faculdade. Mas, por exemplo, eu comecei a namorar com o Erick com 15 anos. Estava no 2º ano do Ensino Médio. Considerando que estou na faculdade de Direito, são 10 semestres. Esperar terminar a faculdade resultaria num namoro de mais 7 anos..

Ah, Thais, mas não dá pra casar fazendo faculdade não! E que tempo nós vamos ter pra gente, trabalhando e fazendo faculdade?

Mais uma vez, volto a dizer que não será fácil. Mas existem maneiras de fazer tudo dar certo. Por exemplo, aqui em casa o Erick me ajuda muito. Fazemos tudo juntos - cozinhamos, arrumamos a casa e as nossas coisas. Acho que se a mulher também vai trabalhar não dá para o homem agir como se não precisasse fazer nada em casa. Se ele não sabe cozinhar, qualquer pessoa sabe varrer a casa e lavar a louça - vai depender do seu interesse, rapaz!

Nos divertimos fazendo as coisas juntos e ainda sobra muito mais tempo para estarmos juntos.



Minha casa vai estar sempre impecável

Apesar de não ser nem um pouco fanática por limpeza, eu costumava ter essa ideia antes de me casar. Achava que minha casa estaria na maioria das vezes super arrumadinha. Adoraria isso, mas sinceramente? Não tenho tempo.

Se você está em todas as situações que eu citei anteriormente, você terá (como eu) que fazer uma escolha. Alguma coisa vai ficar faltando aí. Alguns largam a faculdade. Outros não passam tempo juntos. Outros - meu caso - arrumam a casa só quando tem tempo.

O fato é que eu quase não passo tempo em casa. Durante a semana eu saio na hora do almoço e volto sempre de madrugada, devido à faculdade. Por isso, sujamos pouca coisa de maneira geral. No final de semana, eu arrumo o básico, mas não fico lá me matando ariando panelas, lavando janelas e portas, e jogando água em tudo.

---

Bom, são conselhos mais de namoro/noivado, do que casamento na verdade. Mas foram os ensinamentos que pude me lembrar melhor. Espero que tenham gostado!

E aí, acreditam em algum desses mitos? Discordam de algo? Eu quis contar a minha experiência, e pode ser que pra você tenha funcionado de maneira diferente. Se foi assim, conta pra mim. Vou adorar saber a sua história também ♥

Beijocas da Thais!

19 comentários:

  1. Já tenho dezoito, em novembro dezenove anos, e namoro a mais de um ano e meio :) (inclusive no dia que fizemos 1 ano de namoro, foi o mesmo dia que me batizei nas águas :) )
    Meu namorado ta terminando na faculdade dele e eu estou na metade da minha. Ele quer partir logo para o mestrado. Devo confessar que tem sido bem dificil conciliar nosso tempo, mesmo no namoro. Nossa rontina é bem puxada! Nos vemos na maior parte do tempo, na igreja, nos estudos dos jovens. Até para falarmos ao telefone tem sido uma correria. Ele está fazendo sua monografia, e por isso a ausência sabe?
    Eu fico pensando no nosso futuro, mas creio que Deus já ta cuidando de tudo!
    Tem sido bem dificil mal vê lo, e sei que quando ele for fazer mestrado vai ser pior a ausência. Mas acredito que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, então eu coloco nas mãos do Senhor.

    E poxa, eu sempre pensei que minha casa ia ser super organizada (risos). Só de ver tudo isso que você falou, meu Deus já da um frio na barriga. kkkk
    Bye.
    Deus te abençoe.
    http://feitaspraeternidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casar é uma fase maravilhosa Lari, mas temos que aprender a nos adaptar. É preciso muita oração e busca, mas quando o Senhor está na direção tudo funciona! ♥

      Eu também pensava que minha casa seria super arrumadinha kkk Mas isso vai de cada um. Como meu tempo é super corrido, eu prefiro passar um tempo curtindo com meu marido, ou visitar meus pais no fim de semana, do que ficar me matando arrumando a casa. Fim de semana para mim, é dia de descansar então acaba que eu faço em casa o que consigo fazer no meio de semana. Tento dar um jeito de não deixar tudo acumular kk Mas em geral, tento manter minimamente apresentável (só que em semana de provas, por exemplo, não fica nem apresentável kk).

      Excluir
  2. adorei o post, e como já disse estou apaixonada pela sua história e ela tem falado muito comigo, graças a Deus! Tudo o que você falou realmente são muitas das minha dúvidas, inclusive a questão da casa limpa, eu sempre imagino minha casa toda clarinha e cheirosa, mas não sei de onde vou arranjar tempo para isso. Amei o post! Beijos beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Dani, fico feliz em ver que Deus ten me usado para falar com você! <3

      Excluir
  3. Aiw adorei esse post, Existem muitos mitos mesmo sobre o casamento e concordo com todos que você citou !
    Casal unido é casal que cresce junto !
    Eu sou casada a 3 anos estamos felizes Deus, Eu e Ele !
    Deus é bom e cumpri tudo o que promete, mesmo quando achamos que não vai dar certo mas Ele é fiel !
    Parabéns pela história de amor de vocês ! Felicidades !
    Faz mais posts assim de vida de casada, eu adoro !!
    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que você gosta, Mica ? Eu geralmente tenho vergonha de fazer posts assim, que falem mais da minha vida mesmo rs. Mas vou fazer mais sim, com o tempo vou perdendo a vergonha ><

      Excluir
  4. Ah eu gostei do teu post, eu sou bem perfeccionista com limpeza, gosto de tudo bem limpinho e arrumadinho, espero ter tempo para tudo haha! amei as fotos do teu pré casamento, que lindas!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana! *--* Espero que você tenha tempo mesmo hahah Manter uma casa em ordem gasta um tempo.. Mas dependendo da sua rotina dá sim. Eu é que trabalho e estudo aí não dá kk :)

      Excluir
  5. Antes de tudo, gostaria de falar que estou frustrada porque escrevi um texto ENORME e ao invés de ter clicado em "publicar" eu cliquei em "sair".

    Inspira, expira 10x

    Não poderia deixar de comentar no post maravilhoso da minha eterna best!

    Thais, você como ninguém sabe das frustrações amorosas que tive, e só depois de um tempo com o meu coração em pedaços aprendi a descansar em Deus e ser uma pessoa plena - plena plena plena, nossa, quando repetimos uma palavra várias vezes ela se torna estranha e aparentemente até de outro idioma (risos).

    Como eu quero muito namorar e a finalidade do mesmo é o casamento, fica difícil - na verdade impossível - fugir desse tema!

    Me identifiquei com os mitos que você citou e glória a Deus que vemos em nossas igrejas muitos casais que são encorajados a casar sem ter as condições perfeitas e depois testificamos o quanto Deus os honra!!! É lindo ♡

    Obrigada por compartilhar um pouco da sua história com o Erick, o seu casamento foi o mais lindo de todoooosss EVER! - Aprenda inglês.

    Você sempre foi um referencial pra mim. Desejo muito sucesso e felicidade para vocês! Que possam desfrutar de muitos e muitos momentos maravilhosos juntos!

    P.S: Vou indicar esse post para o meu boy unção.

    P.S2: Espero muito que ele não leia o meu comentário.

    P.S3: Se leu, parabéns! Fico feliz de ter lido a minha indicação ♡

    Amiga, acredita que o meu boy unção leu dois livros que indiquei? Dentre eles estão As Cinco Linguagens do Amor e Romance a Maneira de Deus, não é pra casar???


    Agora terminei. UFAAAA

    VOU COPIAR ANTES DE ENVIAR.

    TE AMOOOO ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii amiga! Você não imagina minha felicidade quando vi esse seu comentário aqui <3

      Achei incrível, pq no dia que você comentou aqui eu estava lembrando de você , e contando pro Erick várias histórias hilárias nossas kk

      E nossa, pelo visto seu boy é pra casar mesmo, viu? Ou você está muito apaixonada, ou ele realmente é o Enviado pra você hahha

      Volta mais aqui, fiquei tão feliz de ver que comentou meu post.

      Beijo, beijo

      Te amo !

      Excluir
    2. boy unção foi 10 !! kkk

      Que bela história thaiis, amei de verdade.
      Nós temos um desejo muito grande de vivermos uma história inspiradora como a sua e de sermos referêncial por termos uma aliança verdadeira que não se baseia nas circunstâncias e sim no amor. Foi muito isso que vi no que vc escreveu e agradeço, pois histórias assim sempre nos motivam.

      ass: boy unção da Rayssa ou Gabriel

      E sim, estou muuuuuito apaixonado por ma cherie. Ela é a melhor pessoa que já conheci e quero passar todos os meus dias ao lado dela. ( sua declaração da noite)

      Excluir
    3. Espero que cuide muito bem da minha amiga, viu Boy Unção? hahah

      Num é por nada não, mas ela te ama. (pronto, contei amiga. Já era kk)

      Excluir
    4. Ridícula!
      Nunca falei isso pra ele haha Sério!

      Excluir
  6. Descreveu meu dia a dia! Concordo com tuuuudooo, Thaiis!
    Queria ter mais tempo para fazer um comentário mais longo, mas Deus sabe das coisas e um dia vai dar certo, hehe. :)
    Beijos com carinho. Ka. ♥
    www.normalidadeincomum.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Kah, eu já fico tão feliz quando você passa por aqui! Obrigada de coração ♥

      Excluir
  7. Que sabedoria de pensar em em casamento desta forma.... Eu me casei com 19 anos e tbm pensava em ter meu carro e casa própria mais como VC disse a carne e fraca ou agente escolhe viver no pecado e esperar tudo acontecer ou escolher o casamento e esperar as conquistas aos poucos ..eu estou casada a 1ano e 7 meses e esperando o Arthur que logo estará nos meus braços ..não tenho nem palavra pra expressa a minha alegria amo meu esposo e meu filho que está vindo.. Parabéns pela história ....bjs

    ResponderExcluir
  8. Que sabedoria de pensar em em casamento desta forma.... Eu me casei com 19 anos e tbm pensava em ter meu carro e casa própria mais como VC disse a carne e fraca ou agente escolhe viver no pecado e esperar tudo acontecer ou escolher o casamento e esperar as conquistas aos poucos ..eu estou casada a 1ano e 7 meses e esperando o Arthur que logo estará nos meus braços ..não tenho nem palavra pra expressa a minha alegria amo meu esposo e meu filho que está vindo.. Parabéns pela história ....bjs

    ResponderExcluir